Erika Karen Figueiredo Barbosa, de Mogi das Cruzes, está oferecendo aulas gratuitas da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em plataformas digitais. Professora de Libras há anos, é a primeira vez que ela ministra aulas gratuitas destinadas ao público em geral. O curso tem duração de um mês e os interessados podem reservar vagas pelo telefone (11) 97553-7192.
A professora utiliza diversas plataformas para a imersão no estudo de Libras, como o YouTube, Google Classroom e WhatsApp. "Tudo para que a comunicação seja impulsionada fora também dos horários das aulas, assim os alunos têm mais contato com a língua", explicou. O número de inscrições da primeira turma surpreendeu Erika. Em poucas horas após a divulgação do curso gratuito, muitas pessoas se inscreveram de imediato.
O curso será ministrado com intervalos de um mês. A próxima turma deve ter início em novembro, mas Erika já está reservando as vagas. O limite é de 40 pessoas. Ao final do curso, os alunos recebem certificado de participação. 
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde em 2019, os surdos constituem 3,2% da população, ou seja, aproximadamente 5,8 milhões de brasileiros. Para ressaltar a importância da acessibilidade, no dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional dos Surdos.
Na comunicação por Libras é utilizada a 'datilologia' - um sistema de representação simbólica das letras do alfabeto, soletradas com as mãos. Nessa linguagem, a execução dos sinais também é feita com expressões facial e corporal, quando necessário.