O posto regional da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) na Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) já está trabalhando com a isenção da tarifa para abertura de novas empresas. A medida entrou em vigor nesta semana com o objetivo de estimular a economia através do empreendedorismo e terá validade por 60 dias, a contar de 25 de agosto.
A isenção da tarifa abrange as empresas classificadas como Limitada (LTDA), Empresário Individual por Responsabilidade Limitada (EIRELI), Sociedade Anônima (S/A), Empresa pública, Empresário Individual (EI) e Sociedade Cooperativa. "Todo apoio é importante neste período de retomada da economia, em que muitas pessoas perderam o emprego, mas tem uma pequena reserva financeira para investir num negócio próprio", avalia o presidente da ACMC, Marco Zatsuga.
A taxa de abertura de novas empresas é de R$ 138,05 e a expectativa do governo do Estado é que isso estimule o empreendedorismo, assim como as linhas de crédito disponibilizadas, por exemplo, através do Banco do Povo e DesenvolveSP.
No Estado de São Paulo foram registradas10.882 novas empresas em maio; 15.918 em junho e 21.788 negócios em julho. Em Mogi das Cruzes, somente no posto da Jucesp da ACMC, a média antes da pandemia eram de 25 novas empresas. Nos últimos meses, a média tem sido de 10.
O posto regional da Junta Comercial na Associação Comercial de Mogi funciona de segunda a sexta-feira, com agendamento prévio, que pode ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4728-4323.