As obras de duplicação da rodovia Mogi-Dutra (SP-88) avançaram de forma significativa nas últimas semanas. As melhorias já são visíveis em Arujá, no trecho entre os Km 33 e 39. A previsão de término, no entanto, foi adiada de novembro para dezembro deste ano, conforme informou Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Ainda que os trabalhos de duplicação tenham se mantido em atividade durante toda a pandemia e em "ritmo acelerado", segundo o governo do Estado, a liberação para utilização das pistas só deve ocorrer em dezembro, um mês depois do planejado. Esse já é o segundo adiamento informado neste ano. Inicialmente, a obra estava programada para ser concluída em janeiro de 2020.
Nesta reta final, as intervenções realizadas na rodovia já incluem diversos serviços como terraplanagem, muros de contenção, implantação da fundação de barreira News Jersey no eixo da pista, concretagem das vigas das passarelas, além de execução de guias, sarjetas e calçadas.
A obra começou em 2018 e o investimento do governo do Estado já totaliza
R$ 103,9 milhões. Além da duplicação, quatro passarelas serão instaladas, nos Kms 33; 35; 37 e 38. As próximas etapas incluem tubulações do viaduto, revestimento asfáltico, lançamento das vigas dos viadutos, restaurações e cravação das estacas pré-moldadas do viaduto.
O DER informou que apesar das obras não terem sido paralisadas em decorrência da pandemia, a empresa contratada foi orientada a seguir todos os padrões de limpeza e higiene para evitar a disseminação da doença e garantir a segurança de todos os colaboradores.
*Texto supervisionado pelo editor.