Os docentes que participaram, na quarta-feira passada da segunda apresentação 1º Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê, promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), absorveram das discussões uma série de orientações pedagógicas e reflexões sobre o próprio trabalho. As políticas públicas educacionais e os Direitos da Infância garantidos por lei foram os assuntos debatidos das às 18h30 às 20h30.
Para a professora titular de Educação Infantil, Érica Zarpelão, que leciona aulas na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Benedito Barbosa dos Santos, em Itaquaquecetuba, os debates do 1º Fórum Internacional foram inovadores. "Embora a educação infantil seja muito importante, é pouco discutida. Além disso, estamos vivendo um momento sem precedentes, em que todos estamos nos adaptando. Ambientes de reflexão como esses nos orientam e norteiam nossas ações pedagógicas", disse.
Ainda de acordo com a educadora, em um dos assuntos centrais, a importância da existência de gestores comprometidos tanto com os aspectos éticos e políticos da garantia de direitos das crianças, como também com a competência técnica e pedagógica foi discutida.
Para a efetivação do Fórum Internacional, os educadores Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, e Marcela Pardo, antropóloga e coordenadora da área de Educação Inicial do Centro de Pesquisa Avançada em Educação da Universidade do Chile transmitiram suas experiências na área educacional.
Outra professora que também assistiu ao debate do Fórum foi a Dinalva Fagundes Amador, que atua na Escola Municipal Toshio Utiyama, em Suzano. De acordo ela, a contribuição de pessoas de outros países foi fundamental para entender o cenário da educação em outras partes do mundo.
"Diferente de ler reportagens sobre a situação de outros países com a Educação, nós tivemos a oportunidade de ouvir professores que vivenciam estas questões em outras nacionalidades. Isto foi muito enriquecedor para as nossas reflexões", destacou a professora.
O evento terá mais três videoconferências com a temática "Educação Infantil: Desafios e perspectivas em tempos de pandemia", programadas para os próximos dias 16, 23 e 30.