Os passageiros do sistema de transporte coletivo de Mogi das Cruzes devem ficar atentos às adequações de horários que acontecerão a partir de amanhã, com a ampliação de 33 ônibus em circulação. A medida foi definida pela Secretaria Municipal de Transportes após análise técnica do volume de passageiros transportados. Ao todo, 24 linhas terão ônibus incluídos em operação (veja relação nessa página).
Com isso, o sistema de transporte coletivo passa a contar com 168 ônibus nas ruas, o que corresponde a 75% da frota normal, utilizada antes da pandemia causada pelo novo coronavírus. Também serão realizadas adequações nas tabelas horárias, com base na movimentação das pessoas.
As medidas serão adotadas devido ao aumento progressivo no número de passageiros transportados pelo sistema coletivo, com a retomada de atividades econômicas. Entre o final da semana passada e o início desta semana, a média de passageiros transportados foi de 63.641 passageiros por dia, um número 55,37% menor que o volume anterior à pandemia.
Os passageiros podem consultar os horários das linhas do transporte coletivo de Mogi das Cruzes no site smtonline.pmmc.com.br. 
Álcool em gel  
Na Câmara Municipal, o projeto de lei sobre a disponibilização de álcool em gel nos ônibus da cidade avançou nesta semana. O documento, que foi aprovado há cerca de um mês, foi devolvido pela Prefeitura de Mogi e o Legislativo poderá promulgar e publicar a lei que obriga as concessionárias a oferecer o produto aos passageiros durante a pandemia.
A legislação também prevê a instalação de placas informativas nos veículos e nos terminais de ônibus sobre a disponibilização de álcool em gel. As empresas que descumprirem a norma serão multadas em R$ 1 mil, e R$ 2 mil em caso de reincidência.
Pandemia 
As alterações na circulação de ônibus tiveram início em março devido à pandemia do novo coronavírus. Inicialmente, a operação utilizou a tabela horária usada normalmente aos sábados e o número de ônibus em circulação foi reduzido em 25%. A gratuidade para idosos e o Cartão Escolar foram suspensos.
Em julho, conforme reportagem do Mogi News, o volume de passageiros representava 37,4% do total transportado antes da pandemia, segundo dados da Secretaria Municipal de Transportes. Enquanto antes do início da pandemia, a cidade chegou a ter 42.273 usuários em um único dia de março, no mês de julho eram 9.341 passageiros. Na ocasião, 61,3% da frota total estava em operação e corredores já haviam recebido reforço de viagens.