O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) teve sua nova diretoria empossada para o biênio 2020/2022, na noite de anteontem, em cerimônia no Cineteatro Wilma Bentivegna. O evento foi realizado com todas as medidas necessárias de segurança sanitária para evitar a propagação do coronavírus (Covid-19).
Um terço do Comtur é formado por representantes do poder público e dois terços por integrantes de 21 entidades da sociedade civil organizada. O presidente nesta nova gestão será novamente o proprietário da Agência de Viagens e Turismo TR TUR de Suzano, Antônio Cláudio Tavares Rocha, que foi reconduzido para um segundo mandato.
Já o novo secretário é o advogado e sócio-proprietário do Hotel Imperial, Carlos Trevisan Júnior, enquanto o secretário-adjunto é o proprietário do Parque Aquático Magic City, Paulo Kenzo Uemura. Ao todo, o conselho conta com 28 empresários da iniciativa privada, dos mais variados segmentos do Turismo, e 14 representantes do poder público.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, o grupo é considerado uma instância de planejamento participativo na gestão local, sendo constituído como um fórum deliberativo do setor. Sua missão é consolidar parcerias e proporcionar, por meio de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores socioeconômicos do município.
Dentre as funções do conselho está a promoção e a articulação de toda a sociedade por meio de campanhas que propiciem a transformação de cada cidadão em agente da imagem turística e defensor do patrimônio cultural e ambiental da cidade, bem como estimular atividades culturais e turísticas.
A solenidade desta quinta-feira contou com as presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), dos secretários municipais André Loducca (Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego), Edson Gianuzzi (Meio Ambiente) e Arnaldo Marin Júnior (Esportes e Lazer), da diretora do Departamento de Negócios do Turismo, Ana Rosa Augusto, de autoridades regionais e de empresários do setor.