Menos de 5% do total de casos de coronavírus (Covid-19) resultaram em óbitos em Suzano. Os números divulgados pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), em parceria com a Prefeitura, apontaram que de 4.897 confirmações da doença, 230 delas foram fatais. Isso significa que 4,69% dos moradores infectados não suportaram as complicações do vírus.
Para a Secretaria Municipal de Saúde, o baixo percentual não surpreende, já que, segundo a Pasta, é resultado das estratégias adotadas no município do início da pandemia. Suzano adotou o serviço da televideomedicina, que efetivamente diminui a circulação desnecessária de pessoas com sintomas da Covid-19. "A pandemia ainda não acabou. Todos devem seguir os protocolos de segurança sanitária, com uso de máscaras, higienização constante das mãos, uso de álcool gel e distanciamento social", frisou. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde acrescentou que as pessoas não podem relaxar; a doença existe e depende de todos evitar que um novo pico aconteça.
Nas as cinco cidades mais populosas do Alto Tietê, sendo elas Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Itaquaquecetuba, além de Suzano, 5,28% de todas as confirmações da Covid-19 resultaram em mortes. Isso porque, de 21.233 casos, 1.107 pessoas perderam a batalha contra o vírus.
Em Mogi, 358 de 7.852 infectados pelo novo vírus foram a óbito. Percentualmente, 4,59% do total não resistiram à doença. No município de Itaquá, os óbitos representam 5,9% da quantidade total de casos, sendo ela 4.375. Já em Ferraz, as mortes atingiram os 7,2%, sendo que de 2.277 casos houve 154 falecimentos. Por fim, em Poá, 98 moradores faleceram, o que representa 5,34% das 1.832 infecções.
Já em relação dos recuperados, dos 4.897 casos confirmados do novo coronavírus em Suzano, 4.137 deles as pessoas já se recuperaram, o que corresponde ao índice de 84%. Em Mogi, de 7.852 pessoas contaminadas, 6.249 se livraram do da enfermidade após os tratamentos da doença. Ou seja, 80% dos mogianos que receberam o diagnóstico positivo da doença, se recuperaram.
Já em Itaquá, o número de recuperações está abaixo dos 50%, sendo que 2.171 pessoas do total de 4.375 conseguiram se recuperar. Desta forma, no município, a taxa de recuperação é de 49,6%. Em Ferraz e Poá, as porcentagens de recuperação são iguais, de 51%. Os números são resultados de 1.104 ferrazenses recuperados do total de 2.277 infectados. Em Poá, 922 de 1.832 moradores atingidos pela doeça estão livres dela.
Atualização
Na tarde de ontem, as prefeituras e o Condemat confirmaram mais 15 mortes por coronavírus. Itaquá foi a cidade que mais registraram óbitos em razao da doeça nas últimas 24 horas.
Arujá, Biritiba Mirim e Mogi confirmaram uma morte cada. As vítimas eram homens e mulheres entre 80 e 87 anos. Em Suzano foram três mortes, dois homens e mulher, eles tinham entre 40 e 80 anos. Por fim, em Itaquá,os mortos, três mulheres e seis homens, tinham entre 34 e 82 anos.