O vereador Lisandro Frederico registrou a candidatura a prefeito de Suzano. A Justiça Eleitoral atendeu, ontem, o pedido do parlamentar e liberou o acesso ao sistema CANDEx, onde são registradas as candidaturas.
Na prática, a Justiça reconheceu que o partido Avante conta com divergências internas e, por isso, Lisandro retoma os acessos ao CANDEx concedidos à Comissão Provisória do Avante em Suzano. "A democracia está sendo preservada pela Justiça. Suzano não poderia ter essa mancha na sua história democrática", comemorou Lisandro. O acesso ao CANDEx é resultado da ação movida pelo vereador na Justiça Eleitoral, após quase ser tirado da disputa.
Em abril, Lisandro saiu do PSD e se filiou ao Avante com o compromisso da Executiva estadual do partido de que seria candidato. O vereador, que assumira a presidência da legenda, formou uma chapa para a disputa do Legislativo. Quando instituída pela estadual, a comissão presidida por Lisandro tinha previsão de ser encerrada apenas em 2022.
Após quatro meses de trabalho e com a chapa completa, a diretoria da comissão provisória foi destituída de forma arbitrária, sem nenhum comunicado. Em 28 de agosto, então último dia útil antes do início do período das convenções, Lisandro descobriu que havia perdido a presidência do grupo formado por ele. Nenhuma comunicação dos órgãos superiores foi feita no momento da destituição.
Somente no dia 3 de setembro, Lisandro foi avisado pelo Avante que não seria mais candidato a prefeito, por uma decisão da Executiva Estadual.