As cidades do Alto Tietê se distanciaram da classificação para a quarta fase do Plano São Paulo de Retomada Econômica do governo do Estado. Há uma semana, a região estava a um décimo de avançar para a fase verde, considerando que o índice de óbitos por coronavírus (Covid-19) era de 5.1 por 100 mil habitantes e o critério estadual é de 5.0. No entanto, ontem, os municípios retrocederam e a taxa de mortalidade da Covid-19 atingiu os 5.6 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, segundo os dados do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
A curva semanal dos falecimentos tem se tornado crescente há três semanas, considerando os dados contabilizados de segunda a quinta-feira. Na semana do dia 24 do mês passado, o número de mortes ficou em 47, diminuindo para 35 na semana seguinte. No entanto, o número subiu para 44 e depois 55 mortes, entre a semana passada e esta.
Em Mogi das Cruzes, por exemplo, 360 pessoas foram a óbito, enquanto outras 1.274 ainda estão com o vírus ativo. De acordo com a Prefeitura, 34,3% dos leitos de enfermaria estão ocupados e outros 67,4% da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Assim como as demais cidades da região, Mogi está na fase amarela desde o dia 10 de julho, quando bares, restaurantes e lanchonetes, por exemplo, voltaram a atender de forma presencial.
Juntos, os municípios do Alto Tietê já possuem seis dos sete requisitos exigidos pelo Estado para que possam ingressar à fase verde, eles estão relacionados às taxas de ocupação de leitos por pacientes com Covid-19 nos últimos quatro dias; quantidade de internações em UTI por 100 mil habitantes; número de confirmações; quantidade de internações e internações por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias; óbitos e óbitos pela doença por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
Ou seja, pelas regras vigentes para avançar, a taxa de ocupação de leitos de UTI deve ser inferior a 75 e a disponibilidade de leitos superior a 5. Nos indicadores de evolução da epidemia, os casos, óbitos e internações precisam ter variação inferior a 1,0. Além disso, as internações por 100 mil habitantes precisam ser inferiores a 40 e, os óbitos, abaixo de 5,0.
Na fase verde, a capacidade de ocupação permitida para o funcionamento dos comércios deixa de ser 40% e aumenta para 60%. Além disso, eventos, convenções e atividades culturais, podem voltar a funcionar, desde que a cidade se mantenha por pelo menos 28 dias consecutivos nesta quarta fase.
A venda de ingressos deverá ocorrer exclusivamente de forma online e antecipada. Será permitido também que o público fique de pé, desde que haja marcações para que o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre cada pessoa seja respeitado.
Últimas 24 horas
Suzano foi a única cidade da região a confirmar mortes por coronavírus ontem. Segundo o Condemat, foram dois óbitos e as vítimas eram homens, um de 73 e outro de 82 anos. O Alto Tietê soma 1.332 falecimentos.