Com foco na criatividade e no desenvolvimento das competências socioemocionais, a Escola Estadual Professor Aristóteles de Andrade, em Mogi das Cruzes, ofereceu uma disciplina eletiva em que os alunos tinham de desenvolver o site "desplugado" com o objetivo de explorar habilidades além dos recursos digitais.
Com as aulas remotas, o projeto foi concretizado com a criação de robôs com materiais recicláveis e com o envolvimento das famílias. O resultado foi surpreendente, com a produção de robôs criativos. Os alunos ainda tiveram um olhar especial para o momento de isolamento pela pandemia.
Mais de 50 alunos participaram da criação e a votação dos melhores também teve a participação dos pais via WhatsApp. O vencedor foi o robô Wall-e Romeu, da aluna Luna Rogério, do 6° ano A, inspirado no filme de animação "Wall-E" (2008). Os alunos ainda gravavam um vídeo comercial, com foco no empreendedorismo para divulgação da sua criação. Os comerciais foram reunidos no link do YouTube: https://youtu.be/XiWZsR82o94.
No vídeo, a aluna vencedora disse que o robô Wall-e Romeu foi construído principalmente para suprir a carência emocional de quem está sozinho na quarentena.
"Todos os robôs construídos tiveram como objetivo minimizar sentimentos negativos como solidão e depressão que possam ter sido desenvolvidos por conta do isolamento. Os alunos além de terem trabalhado com suas habilidades manuais e terem auxílio dos pais, ainda tiveram um olhar especial para o momento", afirmou Eunice Guedes, professora orientadora do projeto.