O surgimento de novos casos de coronavírus (Covid-19) nas cidades mais populosas do Alto Tietê,o G5, tem apresentado constantes oscilações no comparativo das últimas três semanas. Desde a primeira quinta-feira do mês, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) divulgou que 782 diagnósticos positivos para doença foram confirmados até o dia 10 em Suzano, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos e Poá.
Após uma semana, o número aumentou, chegando ao total de 1.494 confirmações da Covid-19 do dia 10 ao 17, uma elevação de 91%. No entanto, sete dias depois dessa atualização, a quantidade diminuiu em 27%, chegando a 1.089 novos casos da doença viral. Desta forma, é possível identificar a inconstância nos números de casos registrados semanalmente.
Há duas semanas, 200 suzanenses contraíram o vírus em sete dias seguidos, sendo que o número caiu para 170 após uma semana e, novamente, aumentou para 183 confirmações da doença nos sete dias seguintes.
Em Ferraz, a oscilação ocorreu de maneira diferente. Do dia 3 ao 10, 116 pessoas receberam o diagnóstico positivo para o coronavírus, sete dias depois, 170 ferrazenses contraíram a enfermidade e, na semana passada, a quantidade total foi de 263. Em Itaquá, a falta da linearidade ocorreu de maneira mais acentuada, considerando que da semana retrasada para a semana passada, os números aumentaram de 116 confirmações do novo coronavírus para 503, caindo para 180 sete dias depois.
As diferenças foram menores em Poá, considerando que os diagnósticos positivos da doença foram de 82, 70 e 83 em três semanas. Em Mogi, separadamente, os casos têm se mostrado crescentes. Na semana retrasada foram constatadas 275 confirmações da doença. Um semana depois, a quantidade de diagnósticos positivos subiu para 297 entre os sete dias verificados.
Nesta semana, se somadas as novas confirmações, do dia 10 até a tarde de ontem, em Mogi, é possível identificar que 380 pessoas contraíram a doença neste período. Percentualmente, da semana retrasada à semana anterior, a elevação no número de confirmações da doença foi de 8%. No entanto, o aumento mais significativo foi registrado da semana passada até esta semana, já que este foi de 27%. Até esta edição, 26.851 pessoas haviam sido contaminadas com o coronavírus desde o início da pandemia.