O protocolo sanitário para retomada das aulas presenciais em Mogi das Cruzes foi encaminhado ontem para o Ministério Público (MP). Desde o começo da pandemia, o Judiciário se mostrou ativo no cumprimento das determinações sanitárias, motivo pelo qual o Comitê Gestor da Retomada Gradativa de Mogi decidiu enviar o documento. Além do encaminhamento por e-mail, o comitê irá entregar uma cópia impressa do protocolo.
Na última segunda-feira, à reportagem, o presidente do comitê, o vice-prefeito, Juliano Abe (MDB), voltou a falar da "expectativa" de que as aulas retornem em 7 de outubro. "Temos que bater os pontos todas as semanas. Vamos trabalhar para que o retorno aconteça em 7 de outubro, mas os requisitos têm que ser atendidos", afirmou. As aulas estão suspensas em Mogi desde o final de março, como medida para controle da pandemia da Covid-19.
O presidente do grupo se referia às imposições feitas pela administração municipal para que o retorno aconteça. Além da manutenção de índices de saúde pública da cidade, como a quantidade de novos casos e mortes por Covid-19, o retorno das aulas está condicionado ao cumprimento de metas.
Para a próxima semana, o comitê estipulou como meta acompanhar a capacitação dos profissionais que atuam nas escolas, bem como as adaptações das estruturas físicas das unidades, pautadas no protocolo municipal e seguindo os planos individuais de retomada das instituições.
Desde o começo da elaboração da proposta de retomada, outras etapas foram superadas. Por exemplo, as escolas de Mogi das Cruzes puderam opinaram até a última terça-feira sobre o protocolo do comitê. Foram enviados posicionamentos por 11 escolas, sendo a maioria com dúvidas pontuais. Na última quarta-feira, o protocolo sanitário para escolas foi publicado pela Prefeitura de Mogi.
Proposta
A previsão do Comitê Gestor é para a retomada presencial em 7 de outubro, inicialmente pelas aulas de reforço. Caso seja adotado o formato utilizado pela Prefeitura de São Paulo, as aulas começarão com alunos do último ano de cada ciclo (Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).