Em Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Itaquaquecetuba o retorno das aulas da rede municipal permanece sem previsão. As informações divulgadas ontem pelas respectivas prefeituras apontam que ainda não há uma data pré-estabelecida para que os alunos voltem a estudar presencialmente. Já em Mogi das Cruzes, o Comitê Gestor de Retomada Gradativa estipulou o cronograma para que as aulas presenciais da rede pública e privada retornem em 7 de outubro (leia abaixo).
De acordo com a Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos, o prefeito José Carlos Fernandes Chacon (Republicanos), o Zé Biruta, em último decreto sobre o assunto, optou por dar continuidade à paralisação das aulas presenciais na cidade durante o mês de setembro. A Prefeitura afirmou ainda que, até o final deste mês, um novo parecer deverá ser divulgado.
Sem nenhuma previsão, as Secretaria Municipais de Educação de Poá e Itaquá disseram apenas que não há data para o retorno das aulas presenciais. Desde o final de março, às atividades estão suspensas em função da pandemia de coronavírus (Covid-19). Com interrupção presencial, os professores e alunos precisaram se adaptar às aulas virtuais.
Em nota, a Prefeitura de Suzano apontou que foi emitido o Decreto Municipal 9.509/2020, promulgado em 28 de agosto, que suspende as atividades educacionais presenciais nos estabelecimentos de ensino regular (públicos e privados) no município até o próximo dia 30. O decreto está disponível na página da do Executivo e pode ser acessado por meio do link https://www.suzano.sp.gov.br/web/transparencia/leis-e-decretos/.
Diante disso, Suzano vem reavaliando as condições sanitárias que deram origem ao decreto, tomando as medidas necessárias para resguardar a saúde e o bem-estar da população.
No que se refere às medidas sanitárias nas unidades da rede municipal, Suzano informou que os processos de aquisição de materiais e equipamentos já estão na etapa final, e o protocolo de retorno em sua versão inicial está sendo trabalhado pelos profissionais da Secretaria Municipal de Educação.