A Câmara de Poá rejeitou, no ano passado, uma proposta de emenda à Lei Orgânica que previa a redução do número de vereadores. Atualmente, são 17 legisladores e o projeto previa a diminuição para 11 parlamentares a partir da próxima legislatura.
Sete vereadores votaram a favor da proposta e dez foram contrários. Para ser aprovada, a emenda precisaria de 12 votos a favor. As regras valeriam para a eleição de 2020.
Já a Câmara de Suzano aprovou, em 2016 , a redução do número de cadeiras para a atual legislatura, quando o total de vereadores passou de 21 para 19. Na oportunidade, a redução recebeu voto favorável de 17 parlamentares durante sessão extraordinária. Em 2011, a legislatura da época aprovou a alteração da Lei Orgânica, que aumentou de 14 para 21 membros.
Os parlamentares de Birigui, cidade a mais de 500 km de distância de Mogi, no interior de São Paulo, aprovaram a diminuição na quantidade de vereadores na cidade, mas a mudança só passa a valer em 2025. A partir da data, dos em vez de 17 parlamentares, 15 irão compor o Legislativo. (F.A.)