Além das comemorações regadas a presentes no Dia dos Pais, a data é também um momento para refletir sobre as relações entre pais e filhos, rever fotos e relembrar histórias. Para muitos filhos, o Dia dos Pais é mais um dia para enaltecer a inspiração das figuras paternas no desenvolvimento profissional deles.
Este é o caso do Wallacy Virgínio da Silva, 30 anos, que decidiu atuar como Guarda Civil Municipal (GCM) em Mogi das Cruzes, seguindo a referência do pai, Valmir Virgínio da Silva, de 53 anos.
Ambos atuam em plantões diferentes no mesmo município e, de acordo com Wallacy, seu pai sempre foi uma grande inspiração. "Sempre gostei da área de segurança, era um desejo desde pequeno. Em 2014, fiz o concurso e fiquei no aguardo até a convocação em 2018. Neste meio tempo, sempre estava perguntando para o meu pai como estava o serviço", contou.
Ainda segundo Wallacy, seu pai sempre teve muita paciência para explicar tudo que estava acontecendo na área da segurança, e o desejo de atuar no ramo se tornou cada vez maior. "Eu sempre quis estar nesta área, ainda mais vendo a forma como meu pai sempre desempenhou a função, que não é nada fácil", disse.
Para Valmir, ter o filho na corporação e dividir a mesma profissão sempre foi um grande orgulho. "Saber que ele está do lado do bem me deixa muito orgulhoso, nós sempre conversamos muito sobre a profissão e eu sempre passei os ensinamentos para ele", explicou. E mesmo que Wallacy já atue na área há anos, Valmir não deixa de incentivá-lo.
"Como pai, eu me preocupo muito, porque esta é uma área arriscada, sabemos que um só erro pode ser fatal. Por isso, até hoje eu converso muito com o Wallacy sobre a importância dos treinamentos, como eu já fazia antes mesmo de ele entrar para a Guarda Municipal", pontuou.
As conversas sobre as precauções no trabalho se tornaram ainda mais frequentes após o episódio do GCM Marcelo Moreno da Costa, de 56 anos, que foi espancado no mês passado. O guarda foi agredido enquanto averiguava uma aglomeração durante a madrugada do dia 18, no Parque Botyra Camorim Gatti. (T.M.)