Mesmo com a liberação para retomada de atividades culturais e dos teatros, o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, informou que o Theatro Vasques, localizado no Largo do Carmo, por exemplo, não será reaberto para apresentações ao público. Outros espaços, como a biblioteca municipal, continuará com o sistema de atendimento atual, por meio de agendamento.
Segundo ele, a decisão é fruto de conversas com os próprios artistas que possuíam datas marcadas para a realização de espetáculos no teatro municipal. Todos os artistas contatados pela Pasta se mostraram contrários à realização de espetáculos neste momento, devido às medidas restritivas impostas pelo governo do Estado para retorno das atividades presenciais.
“Todo mundo vê que ainda não é momento de retorno. O público, provavelmente, não irá assistir peças, não está seguro, mesmo com o protocolo. Não vamos abrir o teatro agora. Com cem pagantes, por exemplo, não é possível pagar os gastos do artista ou empresa que loca o espaço”, explicou o secretário Sartori.
Para o final do próximo mês, quando as discussões sobre retorno terão início, o secretário Sartori cogita a possibilidade de abertura de uma enquete com a população para entender qual seria o público que frequentaria os espaços culturais durante a pandemia. “O artista ou produtora não podem e não vão investir em uma apresentação sem público para bilheteria. Vai depender da demanda, não vamos reabrir sem demanda”, completou. (F.A)