O serviço de telemedicina da Prefeitura de Suzano, implementado pela Secretaria de Saúde durante a pandemia de coronavírus (Covid-19), passará a ser permanente na cidade, inclusive para pacientes com outros tipos de sintomas. Além disso, o projeto será expandido à Saúde Mental e servirá como uma ferramenta a mais de acolhimento com psicólogos da rede municipal.
No momento, a Pasta organiza a estruturação necessária para o início dos atendimentos mais amplos com a aquisição dos equipamentos necessários, como novos computadores e câmeras para as videochamadas. Com esta mudança, o serviço será realizado a partir de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs), bem como dos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps).
Desde 13 de abril, quando teve início a telemedicina para pessoas que apresentam sintomas do novo coronavírus, já foram realizados 2.437 atendimentos. A iniciativa descobriu que 64,91% (1.582) dos pacientes que entraram em contato não estavam contaminados com a doença e, assim, evitou que procurassem alguma unidade de saúde sem necessidade.
De acordo com o balanço da empresa de tecnologia Datalogix, contratada pela administração municipal para implantar o sistema VideoDoctor, 1.480 pessoas precisaram de apenas uma consulta por meio da telemedicina, enquanto outras 473 tiveram duas ou mais. Quase 60% das videochamadas foram para pacientes do sexo feminino (1.443). A faixa etária predominante é de 30 a 45 anos (39%). Entre os bairros de origem se destacam área central, Miguel Badra e Vila Urupês.
Nos primeiros 17 dias de agosto, houve 128 atendimentos. O pico da procura foi registrado logo no primeiro mês, em abril (874). O levantamento mostra ainda que 855 pessoas tinham algum sintoma característico do novo coronavírus: 312 com quadro leve (um sintoma), 459 em estágio moderado (dois) e 84 em situação grave (três) e que foram encaminhados para atendimento presencial, que em Suzano tem como referência o Pronto-Socorro Municipal (PS).
O serviço segue disponível ao público na Central de Combate ao Coronavírus pelo número 0800 484 8001, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. Após solicitar informações sobre documentos e endereço, a atendente encaminha uma mensagem via SMS ao aparelho celular do usuário, que, ao clicar no link, será direcionado para videochamada com um médico pela internet.