A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes inicia amanhã a convocação de pacientes que já aguardam por cirurgias de catarata para consulta preparatória. Na avaliação, o profissional fará os encaminhamentos para realização de exames pré-operatórios aos pacientes aptos para o procedimento. O objetivo é zerar a fila espera para esse tipo de procedimento até o final do ano.
No total, serão convocados 1.988 pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde e Santa Casa de Misericórdia. "No começo do ano tínhamos programado diversos mutirões para zerar filas de espera nas principais demandas da saúde na cidade. Infelizmente, a pandemia do novo coronavírus nos obrigou a adiar esses procedimentos, que estão sendo retomados com toda cautela e cuidado necessários", explicou o prefeito Marcus Melo (PSDB).
O mutirão é resultado do credenciamento de duas clínicas especializadas para realização dos procedimentos: Instituto de Olhos Parolin e Hospital Visão. Para isso, a Prefeitura de Mogi irá pagar tabela SUS, ou seja, R$ 920,11 por cada cirurgia de catarata, com investimento total de R$ 1.829.178,68, entre pré-operatório, cirurgia, consultas pré e pós.
Quem está a espera pelo procedimento, já tendo efetuado o encaminhamento por meio da secretaria ou da Santa Casa, deve aguardar pela convocação nos próximos dias. Os pacientes serão encaminhados para uma das unidades de atendimento especializado. O Instituto de Olhos Parolin fará o atendimento em uma carreta adaptada montada na rua Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, 3.500, na Vila da Prata (Espaço La Vince) e o Hospital da Visão de Bebedouro locou espaço na Rua Barão de Jaceguai, 1.337, no Centro.