A quantidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para combater o coronavírus (Covid-19) aumentou no Alto Tietê, isso porque o Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho em Ferraz de Vasconcelos colocou em funcionamento ontem 16 novos leitos para receber pacientes infectados com a doença. Alem dos leitos, o Regional recebeu mais nove respiradores para atender o setor de Enfermaria nos casos mais leves. A informação foi passada na tarde de ontem pelo deputado estadual Rodrigo Gambale (PSL).
De acordo com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), antes da inauguração dos 16 leitos de ontem, a região contavam com cerca de 500 vagas de UTI, sendo que a maioria delas, por volta de 200, está concentrada em Guarulhos
"Com a inauguração destes leitos de UTI, o Alto Tietê tem uma maior probabilidade de avançar para o nível verde de flexibilização (na sexta-feira), agradeço ao governo do Estado por atender nosso pedido e vamos conseguindo mudar a realidade do Hospital Regional de Ferraz, transformando-o numa das melhores estruturas da região", afirmou o parlamentar.
O diretor da unidade, Roberto Kameo, comentou a inauguração. "Muito importante mais essa conquista, agradeço ao deputado Rodrigo Gambale, agora temos novas camas, respiradores e bombas de infusão que serão essenciais para os pacientes".
Cross do Estado
O Regional já havia recebido 25 respiradores após Gambale solicitar ao Estado, explicando a necessidade dos equipamentos para Ferraz e região. O deputado esteve no hospital para acompanhar o início das atividades das UTIs e foi acompanhado por Kameo, que mostrou toda a estrutura implantada e como ela será disponibilizada para a população.
A reportagem confirmou no início da noite de ontem com a assessoria do deputado que os leitos do Regional serão distribuídos por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross)