Os hospitais públicos das cinco cidades mais populosas do Alto Tietê estão com 197 pessoas internadas em razão do novo coronavírus (Covid-19). No mês passado, a região registrava 361 leitos ocupados por pacientes com os sintomas da Covid-19 conforme divulgado pelo Diário do Alto Tietê, a diferença representa uma redução de 45,4%. A atualização foi fornecida pela Secretaria de Estado da Saúde na quarta-feira passada.
Os dados revelam que Mogi das Cruzes permanece como a cidade com maior número de internações. Até a última atualização, os três hospitais do município estavam com 94 leitos ocupados.
Desse total, o maior número de pacientes está internado no Hospital Municipal de Braz Cubas, 34 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 11 em leitos de enfermaria. Em seguida, a unidade com maior número de casos é o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, com cinco pacientes em UTI e 30 na enfermaria. O hospital de campanha não possui internações em UTI, mas atende 14 pessoas em leitos de enfermaria.
Com a baixa ocupação no hospital de campanha, as atividades serão encerradas antecipadamente nesta segunda-feira. A princípio, a previsão era de que a unidade permanecesse ativa até o final de setembro. A decisão de encerrar as atividades ocorre também para que haja uma diminuição nos gastos da administração municipal no controle da pandemia.
Itaquaquecetuba vem em segundo lugar no número de ocupação dos leitos em decorrência da Covid-19 na região. São 36 internações nas três unidades de saúde que estão recebendo os casos. O Hospital Santa Marcelina atende a maioria das internações, 12 em UTI e 12 em enfermaria. O Centro Pediátrico Infantil e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sadako Sedoguti, no Jardim Caiuby, receberam adequações para atender pacientes com Covid-19 e segundo a última atualização cada um estava com seis internações apenas em leitos de enfermaria.
Por sua vez, Suzano está com 29 ocupações no total, 15 delas em UTIs do Pronto-Socorro (PS) Municipal. No hospital de campanha o número é menor, apenas duas internações em UTI, porém 12 em leitos de enfermaria.
Por fim, Ferraz de Vasconcelos, que recebe parte dos casos de Covid-19 em seu hospital de campanha, informou 18 leitos ocupados, sendo sua maioria na enfermaria, 14, e quatro em UTI. No Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, há seis pessoas na enfermaria e 12 na UTI. Poá, assim como no último levantamento, continua com o menor número de internações, dois pacientes na enfermaria.
Rede privada
Na rede privada de saúde o Hospital Santa Maria de Suzano tem seis pacientes internados com Covid-19, três na UTI e três na ala para internações da clínica médica, segundo a unidade, os espaços são exclusivos para tratamento do novo coronavírus. O Hospital Santana, localizado no centro de Mogi informou que não vai comentar o assunto.
*Texto supervisionado pelo editor.