A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mogi das Cruzes intensificou nesta semana as abordagens visando o acolhimento das pessoas em situação de rua junto às entidades e serviços parceiros. Ontem, as equipes que realizam o serviço de abordagem estenderam o horário das rondas até as 21 horas, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e Defesa Civil. Além dos encaminhamentos para abrigos a Prefeitura também distribuiu cobertores.
Com a previsão de uma frente fria histórica, que deverá atingir a Região Metropolitana de São Paulo a partir de hoje e derrubar as temperaturas que podem ter mínimas de oito graus, as condições podem se tornar de extremo risco para pessoas em situação de rua.
Outros municípios da região também aumentaram a atenção diante da provável queda de temperatura. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano informou que segue atuando junto à população em situação de rua e que está tomando as providências para garantir a saúde e a integridade física de todos.
Em Suzano, as equipes tem distribuído cobertores e encaminhado para abrigo no centro de acolhimento montado no Ginásio Poliesportivo Paulo Portela. A Prefeitura conta com 50 pessoas em situação de rua cadastradas e com 48 pessoas acolhidas.
Já a Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba por meio da equipe do albergue Clube Mãe Acolhedor em parceria com Centro Pop também intensificou as ações de acolhimento. A prefeitura ressaltou que além das vagas de pernoite ofertadas dentro do projeto Baixa Temperatura, as equipes trabalham com a conscientização da importância do acolhido.