O Fundo Social de Solidariedade de Suzano e o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) Maria Picoletti, em parceria com o grupo de Lian Gong da cidade, deram início nesta semana ao projeto Árvore da Prosperidade. Trata-se de uma iniciativa para estimular as pessoas a confeccionarem "tsurus", dobraduras de papel em formato de pássaro muito tradicionais no Japão, e os pendurarem em um arranjo de galhos montado no hall de entrada do prédio da Prefeitura, localizado na rua Baruel, 501, no centro. O objetivo é criar um comportamento de otimismo e esperança em relação ao atual momento de pandemia de coronavírus (Covid-19).
Os participantes do Lian Gong já gravaram um vídeo sobre como confeccionar o "origami", a arte de dobrar e dar formas a folhas de papel, e o divulgaram na Internet (https://youtu.be/pn-MJXoPFME). Em seguida, o interessado amarra seu "tsuru" na Árvore da Prosperidade. Ao lado, há também um banner com texto sobre o significado do pássaro, da espécie Grou, que na cultura nipônica é considerado sagrado e simboliza saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna.
"Há uma lenda muito tradicional de que um desejo verdadeiro se realiza se a pessoa o mantiver em sua mente após a confecção de mil origamis de 'tsurus'. E é isso que queremos inspirar nas pessoas, que direcionem seus pensamentos positivos para o fim da pandemia e o restabelecimento da nossa vida cotidiana como era antes em todo o mundo. ", destacou a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Larissa Ashiuchi, que, ao lado do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), foi conferir de perto como ficou a Árvore da Prosperidade na manhã desta segunda-feira