A recuperação do piso das quadras poliesportivas é a primeira mudança visível à população que o Serviço Social do Comércio (Sesc) planeja fazer no antigo Centro Esportivo do Socorro. Segundo o Sesc informou, outra alteração inicial será a substituição do alambrado da divisa por um novo gradil.
"Estes trabalhos serão iniciados em breve, antes das adaptações para a implantação da ocupação inicial. As tendas serão instaladas em uma segunda fase, após a abertura da unidade que está prevista para o final do primeiro semestre de 2021", disse o Sesc em nota.
Na semana passada, a diretoria do Sesc apresentou o projeto de instalação da unidade provisória em Mogi das Cruzes, que deve ser finalizada em abril e aberta ao público em maio de 2021. Estão previstos para esta primeira fase do projeto a instalação de pista de caminhada, sala de ginástica, vestiários, praça de eventos, praça recreativa, salas multifuncionais, loja do Sesc, além de espaços destinados à administração e apoio operacional.
A sequência das obras de adaptação será definida juntamente com a construtora que vencer a licitação. Após a instalação do canteiro da obra e dos serviços iniciais de mobilização de funcionários e equipamentos, a manutenção das coberturas deve ser um dos primeiros trabalhos a ser realizado, bem como a execução da nova infraestrutura de instalações elétricas. A diretoria do Sesc prevê, em determinado momento da obra, simultaneidade de serviços, com frentes de trabalho em todos os locais.
Antes da abertura para o público, haverá um período pós-obra para a instalação de mobiliários, equipamentos e testes operacionais dos sistemas de infraestrutura e segurança.
"Todas as etapas construtivas da obra da ocupação serão definidas antes do início dos trabalhos, juntamente com a construtora. A empresa vencedora da licitação apresentará um cronograma detalhado das etapas da reforma, que será analisado e previamente aprovado pelo Sesc", completou em nota.
Terreno
Segundo a entidade, as dificuldades para a instalação da ocupação inicial são semelhantes às obras de reforma em qualquer imóvel construído há muitos anos, como é o caso do Centro Esportivo do Socorro, e sem os projetos originais de estruturas. Sendo assim, "é inevitável a reforma completa de instalações hidráulicas e elétricas", informou o Sesc. Outro impacto que pode afetar o bom andamento da obra, segundo a entidade, é a ação de chuvas, uma vez que parte dos trabalhos é em área descoberta e realizada durante um período historicamente com incidência de chuvas. "Mesmo assim, a topografia do terreno é excelente, considerando que haverá baixa movimentação de terra, facilitando a logística na área para a execução dos serviços", explicou a entidade.