Para fortalecer o atendimento da rede básica de Saúde de Mogi das Cruzes, a enfermeira de origem e gestora de saúde de carreira, Rebeca Barufi, assume na próxima segunda-feira a secretaria-adjunta da Secretaria Municipal de Saúde.
Com extenso currículo e com passagens pelas secretarias de Saúde de Poá e Arujá, Rebeca pretende trabalhar para ampliar a estratégia da saúde da família, com foco na implantação e ampliação de equipamentos destinados ao atendimento familiar.
Segundo ela contou, em entrevista exclusiva ao Grupo Mogi News, desde que o atual secretário municipal, Henrique Naufel, assumiu a Pasta, ele avisou que era necessário melhorar a qualidade de vida dos mogianos e que tal objetivo só seria concluído fortalecendo a prevenção de doenças e ofertando mais atenção ao atendimento básico.
A atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde, ou seja, é o atendimento inicial. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, o objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
"Essa foi nossa conversa, com o secretário Naufel. Trabalhar para melhorar a estratégia da atenção básica, para que tenhamos um planejamento em cima disso. Assumi essa função com experiência para trabalhar na ampliação dessa rede", afirmou Rebeca, concursada desde 2010 na Prefeitura como enfermeira e que já atuou como coordenadora da estratégia da família em Poá e Arujá.
Sobre o relacionamento com a antiga secretária-adjunta Rosângela Cunha, conhecida como doutora Nenê e que possui grande reconhecimento de boa parte da Pasta, Rebeca disse que trabalhou diretamente com ela. "Ela possui uma visão mais de atendimento especializado. Ela era minha chefe, trabalhava bastante alinhada com a gente, com projetos importantes para o pronto atendimento", contou.
A doutora Nenê estava no cargo desde 2015 e, agora, se dedicará integralmente aos trabalhos à frente do Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes, no qual foi uma das responsáveis pela fundação e coordenava o projeto. (F.A.)