O hospital de campanha de Mogi das Cruzes, erguido para contribuir no combate à pandemia de coronavírus (Covid-19), será desativado amanhã, após 99 dias de funcionamento e quase 500 acompanhamentos realizados. A unidade foi instalada na Avenida Cívica, ao lado do Ginásio Municipal Hugo Ramos.
A notícia sobre o fechamento da unidade foi confirmada na semana passada, pelo secretário municipal de Saúde Henrique Naufel, durante reunião de trabalho com a equipe da Pasta. O Grupo Mogi News já havia adiantado que a secretaria estudava tal possibilidade em que havia uma clara chance de ocorrer uma antecipação no fechamento da unidade.
A proposta inicial era para que o hospital de campanha fosse utilizado até o final de setembro, entretanto, devido à constante e consistente queda na quantidade de internações, foi possível a antecipação do fechamento. A decisão de encerrar as atividades da unidade de retaguarda da Saúde, no último dia deste mês, ocorre, também, para que haja uma diminuição nos gastos da administração municipal no controle da pandemia.
Após o hospital ser desmontado, alguns itens serão utilizados em novos postos de saúde que estão sendo implantados na cidade, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jundiapeba, o Complexo Integrado de Atenção à Saúde (Cias), no Rodeio, e a Maternidade Municipal, em Braz Cubas, que já está com cerca de 50% das obras feitas. Outros materiais serão direcionados às unidades de origem, de onde foram remanejados temporariamente.
A partir de amanhã, sem os 200 leitos de enfermaria do hospital de campanha, a cidade volta a ter 70 leitos do tipo a disposição da população. Deste total, 38 estão sendo ocupados atualmente, ou seja, a ocupação atual é de 54%, distribuída entre o Hospital Municipal, Santa Casa e Hospital Luzia de Pinho Melo.
Balanço
Até a última sexta-feira, o hospital de campanha registrou 496 admissões de pacientes, dos quais 444 tiveram alta, 49 foram transferidos e 3 permaneciam internados. Desde o início deste mês, os pacientes que necessitam de atendimento de enfermaria - especialidade do hospital de campanha - já puderam ser absorvidos com folga pelas outras unidades de Saúde de Mogi, principalmente o Hospital Municipal de Braz Cubas. Se necessário, o Hospital Luzia de Pinho Melo também terá encaminhamentos.