A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou ontem que realiza estudos internos para a concessão à iniciativa privada das três estações de Itaquaquecetuba na Linha 12- Safira.
Segundo o diretor-presidente da companhia estatal, Pedro Moro, as estações Aracaré, Itaquaquecetuba e Engenheiro Manoel Feio podem passar pelo mesmo processo das estações mogianas da Linha 11-Coral (Estudantes, Mogi das Cruzes e Jundiapeba) que passam por chamamento público para licitação de concessão do uso comercial do espaço, bem como reformas e ampliação.
A possibilidade foi levantada durante a apresentação do projeto de concessão das estações mogianas, realizada na Prefeitura de Mogi. Na oportunidade, o prefeito Marcus Melo (PSDB), e secretários municipais estiveram em reunião com representantes da CPTM, quando foram apresentados mais detalhes sobre a concessão das três primeiras estações da Linha 11-Coral.
"Nossas equipes de negócios - temos uma diretoria específica para isso - está estudando se é possível fazer concessão junto a estas estações", afirmou o presidente da CPTM, Pedro Moro sobre as estações que estão em Itaquá, no entanto ele afirmou que não há prazos definidos para a finalização de tais análises.
Reformas
Já tidas como certas, as reformas das estações seguem sendo planejadas. A Estação Engenheiro Manoel Feio terá intervenções de adequação de acessibilidade com a implantação de uma nova passarela interna, elevadores e adequação também das áreas operacionais e de sistemas. Já a Estação Aracaré, será reconstruída e passará a contar com itens de acessibilidade, como elevadores na plataforma e nos acessos, sanitários acessíveis e outras melhorias nas áreas operacionais. As informações da CPTM pontuaram que nas duas estações também serão construídos bicicletários para os usuários.
No que se refere à Estação Itaquaquecetuba, o projeto será desenvolvido internamente pela CPTM para a posterior contratação das obras, sem a colaboração da empresa Sistran, como é feito às outras estações.
"Em Itaquá temos em desenvolvimento um projeto interno para fazer adequações nas estações", completou o diretor-presidente da companhia de trens.
Na Câmara
A vereadora Adriana Aparecida Felix (PSDB), a Adriana do Hospital, é uma das representantes do município que está a frente das solicitações das reformas. No dia 24 de junho, ela esteve em uma reunião com o secretário licenciado de Estado de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e solicitou que o início das obras seja efetuado até o próximo ano. "É uma bandeira que vou levantar até às obras estarem prontas. Não me conformo, todas as estações foram reformadas, menos as nossas", argumentou a vereadora.