Com a necessidade de isolamento social por conta do coronavírus (Covid-19), o home office e aulas online tornaram realidade em muitos lares. Com as pessoas passando mais tempo em casa, notou-se o aumento de reformas residenciais para adequar o ambiente doméstico. A pesquisa Termômetro Anamaco, feita pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) em parceria com a FGV/IBRE, mostrou que 54% do varejo percebeu aumento na demanda por materiais de construção no país nos últimos três meses. A análise aponta dois fatores importantes para este crescimento: o recebimento do auxílio emergencial por famílias de baixa renda e também o fato de as pessoas estarem passando mais tempo em casa. Diante deste cenário, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê reforça orientações de segurança com eletricidade para prevenir acidentes elétricos durante as obras.
Vale destacar que uma das ocorrências mais perigosas e comuns durante as reformas é encostar ferragens ou ferramentas na rede de energia da rua, principalmente quando se está sobre andaimes ou trabalhando nos andares superiores dos imóveis. A aproximação com a fiação, não sendo preciso necessariamente tocar na rede elétrica, diretamente ou por meio de objetos, pode causar acidentes graves e até a morte.
Na parte interna da residência, o cuidado maior deve estar na instalação elétrica. Muitos dos incêndios ocasionados por eletricidade nas residências são resultado de instalações elétricas antigas e inadequadas, excesso de equipamentos plugados em uma mesma tomada de emendas malfeitas, além de falta de manutenção. "Transformar o ambiente doméstico em um local mais agradável para a família requer atenção. Na hora de fazer obras e reformas, utilize materiais de qualidade e contrate sempre um eletricista de confiança", afirma Vilmar Abreu, gestor de excelência ao cliente da EDP.