O processo de doar leite materno é extremamente benéfico, tanto para quem doa quanto para quem recebe. A assessora de imprensa, Viviane Strelec, tomou a iniciativa quando seu filho tinha seis meses. Segundo conta, ela poderia ter feito a doação antes, caso tivesse recebido as orientações necessárias.
"Tive mastite por conta do excesso de leite e senti muitas dores. Se eu tivesse conhecimento dos benefícios da doação teria começado logo nas primeiras semanas e ajudado mais crianças que necessitam", contou.
Viviane explicou também que, além do ganho alimentar, o procedimento é saudável para mãe e filho. "Existe uma série de mitos sobre a doação. Já me disseram que iria faltar leite, outros falaram que estimularia mais a produção, ou que faltaria nutrientes para meu filho. Mas tudo isso é mentira. O corpo produz leite na quantidade e qualidade certa. Meu filho é extremamente saudável. A doação foi benéfica para mim também, perdi peso e meu corpo voltou ao normal mais rápido", disse.
A doadora ressaltou que a equipe de enfermeiras do Banco de Leite é acolhedora e prestativa. Os profissionais fornecem todo o aparato necessário para a coleta, vidros esterilizados e embalados, e passam na casa das mães, semanalmente, para recolher as doações. (L.K.)