A Prefeitura de Mogi das Cruzes entrega hoje, às 10 horas, o Ceim Professor João Gualberto Mafra Machado, em Jundiapeba. A unidade, localizada na rua Manoel de Freitas Garcia, 540, é a terceira entregue no novo modelo sustentável no distrito e terá capacidade para atender 200 alunos em período integral.
"Jundiapeba tem recebido grandes investimentos nos últimos anos nas áreas de saúde, mobilidade e segurança. Na área de Educação, entregamos um novo Cempre e serão seis novas creches, que juntos irão oferecer mais de duas mil vagas", disse o prefeito Marcus Melo (PSDB). Outras duas creches estão sendo ampliadas, criando mais 100 novas vagas.
O investimento total é de R$ 2.339.749,72. O prédio tem soluções sustentáveis, sete salas, dois berçários, além de áreas pedagógica, administrativa, serviços e de convívio. A cidade receberá 16 creches. Esta é a nona entregue. As outras sete creches atenderão os bairros da Vila Nova Estação, Jundiapeba (3), Vila São Sebastião (Jardim Santos Dumont), Vila Moraes e Socorro.
Além do investimento na infraestrutura, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, também padronizou os materiais didáticos utilizados pelos alunos da rede municipal. Na educação infantil foi adotado o IBA - Interagir, Brincar & Aprender, material próprio criado por educadores da rede municipal e para o Ensino Fundamental, é utilizado o Emai/Ler e Escrever, parceria com o governo estadual.
A creche receberá o mesmo nome da escola municipal, que funcionava em um prédio alugado na rua Nito Sona. O professor João Gualberto Mafra Machado nasceu na cidade de São José do Rio Pardo (SP) e chegou em Mogi das Cruzes aos 16 anos. Casou com Rachel Fernandes Bonilha e teve cinco filhos. Foi professor e diretor. Depois de aposentar-se, atuou no ensino superior. Faleceu no dia 12 de outubro de 1996.