A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes reforçou que, no momento, com a manutenção da cidade na fase amarela do Plano São Paulo do governo Estadual, não há previsão para a retomada das aulas. Uma possível retomada será analisada, considerando a consulta pública realizada com a população e com outros setores e colegiados, a partir da entrada da cidade na fase verde do plano.
Mogi das Cruzes deverá permanecer por cerca de três semanas na atual fase. A questão da retomada das aulas tem sido analisada, principalmente, com foco na segurança dos mais de 47 mil alunos da rede municipal de ensino e cerca de 3 mil profissionais que atuam nas escolas. O sistema municipal de ensino, responsável pelas escolas municipais e creches, tem autonomia para atender ou não o que está sendo proposto pelo governo Estadual.
Em reunião na última segunda-feira, o Conselho Municipal de Educação endossou o resultado da consulta pública, realizada de 28 de julho a 3 de agosto e que foi respondida por 27.044 pessoas. Deste total, 89% responderam que não são favoráveis à retomada das aulas.
Reformulação
A Pasta trabalha no sentido de realizar um planejamento para que o ano letivo possa ser validado como efetivo mesmo as crianças tendo estudado em casa, inclusive com a avaliação para verificar a aprendizagem dos alunos. Para isso, o calendário escolar está sendo reformulado e estão em andamento os protocolos de higiene e saúde necessários para que, em caso de uma possível retomada, tudo seja feito com segurança.