O Dia dos Pais, comemorado amanhã, registrou bom movimento de consumidores para as compras de última hora, na tarde de ontem, no centro de Mogi das Cruzes. A data comemorativa será a primeira com maior flexibilização desde o Dia dos Namorados e é de grande importância para a recuperação do comércio que teve as vendas praticamente estagnadas desde o início da quarentena, em março.
No calendário de datas comemorativas mais importantes para o setor, o Dia das Mães, em maio, foi amargo para os lojistas, pois os estabelecimentos estavam fechados. A data só não é mais importante do que o Natal. Na ocasião, só as floriculturas puderam funcionar. Antes disso, a Páscoa, em abril, também foi difícil para os lojistas. A comemoração ocorreu sem as tradicionais reuniões familiares, foi tímida e com poucos presentes.
Com datas tão importantes praticamente perdidas, os lojistas têm enfrentado dificuldades para criar promoções. As vendas para o Dia dos Pais acontecem nesse ano sem grandes anúncios nas vitrines ou novidades para os homenageados. Ainda assim, a procura por presentes é grande.
Para Amin André Baghoss, gerente de uma loja de roupas localizada na rua Doutor Deodato Wertheimer, no centro, a expectativa de vendas de última hora é grande. "Já recebemos clientes procurando presentes para seus pais durante a semana, mas o movimento será maior hoje", contou Baghoss, informando que tem recebido grande procura por suéteres e calças jeans.
Apesar do aumento da demanda e a flexibilização do horário de funcionamento das lojas, o gerente comentou que vai demorar para retomar o mesmo número de vendas que tinha antes da pandemia. "As pessoas ainda estão retraídas, com medo de se expor, e vai ser preciso muito trabalho e persistência até a normalização do cenário que estamos acostumados, mas tenho esperança de que vamos superar essa dificuldade", disse.
A maior flexibilização para os comerciantes foi vista de forma positiva por Hyro Cardoso Pereira Junior, proprietário de uma loja de calçados na rua Doutor Paulo Frontin. "A permissão de poder ficar mais tempo com a loja aberta tem sido benéfica, pois permite mais alternativa de horário para o consumidor", agradeceu.
*Texto supervisionado pelo editor.