Nesta semana, o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde recebeu mais de 400 novos casos positivos de Covid-19 lançados pelo sistema oficial do governo do Estado com informações de serviços e laboratórios que atenderam pacientes dentro ou fora do município. Embora as notificações tenham elevado consideravelmente o número de casos em um único dia, os lançamentos também demonstram que os mogianos estão testando mais, o que é importante para o controle da pandemia.
Dos 843 novos casos computados em Mogi das Cruzes desde a última segunda-feira, 406 são referentes a registros represados desde o mês de abril. Deste total, oito casos foram registrados em abril; 21 em maio; 68 em junho; 169 em julho e 45 em agosto. Há, ainda, mais 95 casos positivos de pacientes mogianos sem registro de data de coleta.
A equipe do Departamento de Vigilância em Saúde faz periodicamente uma varredura em todos os canais oficiais de notificações de mogianos que buscaram atendimento ou testagem para o novo coronavírus em diferentes serviços de saúde da cidade e também de outros municípios. Nestas buscas, é comum a identificação de novos casos e até mesmo de óbitos.
Desde o início da pandemia, a administração municipal tem adotado uma série de medidas para conter o avanço da contaminação e garantir atendimento médico necessário. Uma das principais ações foi a criação do Centro de Referência do Coronavírus no Hospital Municipal, em Braz Cubas, com Pronto Atendimento, exames e internação para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19. A retaguarda de internações em enfermaria é feita pelo hospital de campanha.
Até o momento, Mogi das Cruzes registrou 28.967 casos suspeitos de Covid-19, dos quais 5.645 foram confirmados positivos, 21.823 foram descartados (testes negativos ou sem necessidade de coleta) e 1.583 aguardam resultados de exames. Infelizmente, 280 pacientes foram a óbito.
O isolamento social é o principal cuidado, aliado ao uso a máscara facial, obrigatória para circulação na cidade, além de lavar as mãos periodicamente ou higienizá-las com álcool gel.
160 suspenso
Devido a necessidade de atualização realizada no Sistema Integrado de Saúde, o telefone 160 não receberá chamadas hoje. O serviço será normalizado na segunda-feira, às 7 horas. No início do ano, o SIS 160 passou por uma reestruturação com a troca da plataforma de Contact Center, incluindo novas formas de acesso e comunicação como WhatsApp, chatbot (robô), sms e e-mail; novos recursos de gravação; e call back.