Desde o início da pandemia de coronavírus (Covid-19), 11.012 pessoas já foram curadas no Alto Tietê. A quantidade de moradores que foram confirmados com a enfermidade, e que não possuí mais o coronavírus, representa 56,6% do total de casos da doença na região (19.450). Isso significa que a cada dez pessoas com registros de contaminação, quase seis já não possuem mais o vírus e não recebem mais tratamento.
Juntos, os dez municípios já ultrapassaram a marca de 1.100 óbitos por Covid-19.
Mogi das Cruzes é a cidade com maior quantidade de recuperados, uma vez que possui a maior população do Alto Tietê e, consequentemente, mais casos da Covid-19. Na cidade, até ontem, 3.434 contaminados haviam se curado, representando 57% do total de pessoas diagnosticadas com a doença - 5.946 pessoas testaram positivo para a Covid-19.
Não distante dos dados mogianos, Suzano já registrou 2.142 pessoas curadas da doença, do total de 3.988 diagnósticos positivos. Itaquaquecetuba aparece na terceira colocação das cidades que mais recuperaram pessoas com o coronavírus. Até a publicação desta edição, havia 1.539 moradores livres do vírus, do total de 3.287 registros da doença.
A surpresa desta lista é Arujá. Com população menor que Ferraz de Vasconcelos e Poá, o município figura como quarta cidade com maior quantidade de recuperados, em números absolutos. Enquanto Ferraz registrou 840 recuperados e Poá 560, já são 1.296 pacientes que foram diagnosticados e se curaram da doença, do total de 1.555, representando 83,3% do total de casos em Arujá. A quantidade de pessoas diagnosticadas com a Covid-19 em Arujá também é superior que em Ferraz e Poá, o que sugere que o município esteja testando mais a população do que as cidades com maior população absoluta.
A Secretaria Municipal de Saúde de Arujá atualiza semanalmente, os dados georreferenciados relacionados às notificações atestadas de Covid-19, considerando como fundamentais para informar a situação epidemiológica da cidade à população, bem como para planejar e executar ações focalizadas. Isso significa que, ao menos uma vez por semana a Prefeitura realiza uma testagem em massa para dimensiona a circulação do vírus, o que corrobora para a alta de casos e de recuperado.
Dentre as pessoas que se recuperaram da doença, está o prefeito de Mogi, Marcus Melo (PSDB) e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.