Com o vencimento do contrato da empresa responsável por operar os radares nas vias municipais, todos os medidores de velocidade foram desligados na cidade. A retirada dos equipamentos está sendo feita, como já ocorreu em vários pontos da cidade, como em Jundiapeba e Braz Cubas. Dos 15 medidores fixos de velocidade desligados, nove deles também já foram retirados dos locais (veja na tabela).
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, ainda está prevista a recolocação de seis radares fixos, por enquanto sem datas pré-estabelecidas. A reinstalação será feita pela nova empresa responsável pela operacionalização dos radares - o Consórcio Caminhos Seguros Mogi. "Não há previsão para a nova instalação dos equipamentos, pois os que ainda não foram retirados necessitam de aferição do Inmetro", explicou a Pasta.
Também foram retirados quatro fiscalizadores de avanço de sinal vermelho. Estes estavam instalados na rua Thuller, na avenida Japão; rua Dom Antônio; rua Doutor Ricardo Vilela, no centro; na rua Júlio Perotti, na avenida João XIII e na rua Dom Luiz, na avenida Henrique Peres.
A nova empresa vencedora da última licitação deve reinstalar apenas dois destes fiscalizadores de avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestres, que ficarão localizados nas ruas Doutor Ricardo Vilela e Dom Antônio, na região central.
Há também a previsão da reposição de lombadas. Apesar de ainda não existirem datas para que a nova empresa reinstale os equipamentos, a Secretária Municipal de Trânsito afirmou que radares estáticos localizados em nove pontos da avenida Francisco Rodrigues Filho e outros dois na avenida Yoshiteru Onishi também serão recolocados.
"No momento, não há previsão de instalação em locais novos. Estão em andamento os estudos em função dos registros de acidentes de trânsito (sem vítima, com vítima, não fatal e fatal)." finalizou a Prefeitura, quando questionada sobre a possibilidade novos pontos a receber os medidores de velocidade.