O prefeito Marcus Melo (PSDB) assinou, na tarde de ontem, o termo de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). Os conselheiros ficarão responsáveis pelas deliberações do grupo ao longo dos próximos dois anos, na gestão 2020/2022. A reunião foi feita de forma online, em cumprimento às prerrogativas de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
"Agradeço a todos por aceitarem os desafios e atuarem dentro dos princípios que a atual realidade nos traz. Quero aqui reafirmar o meu compromisso de trabalhar políticas públicas, projetos, propostas e ideias que venham a promover o respeito, diminuir as diferenças e criar oportunidades para todos", destacou o prefeito.
Tomaram posse 14 representantes do poder público, sendo dez colaboradores da Prefeitura e dois da Secretaria de Segurança Pública, do Estado, mais 12 representantes da sociedade civil.
A secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, deu um recado aos conselheiros. "O que a gente mais deseja para esses novos membros é muito empenho e dedicação, porque precisamos descontruir preconceitos e pré-conceitos errôneos que causam o distanciamento entre as pessoas, na busca da dignidade, do respeito e dos direitos", disse.
O Compir é vinculado à Secretaria de Assistência Social e tem por objetivo contribuir na formulação, implementação e no monitoramento da Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Mogi das Cruzes. Ele foi criado pela Lei Municipal 6.846, de 22 de outubro de 2013. O órgão é deliberativo, normativo, monitorador, fiscalizador e avaliador das políticas que visem à promoção da igualdade racial.