O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) promoverá, em setembro, o 1º Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê. Serão cinco encontros virtuais com foco na Educação Infantil e diferentes abordagens sobre o eixo temático " Desafios e Perspectivas em Tempos de Pandemia". A iniciativa terá a participação de conceituados educadores do cenário nacional e internacional e é direcionada para um público de seis mil professores das redes de ensino de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.
O 1º Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê foi construído pelos secretários municipais de Educação, Condemat e Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA), com a proposta de fortalecer a integração dos municípios, permitir a interação entre experiências e projetos regionais, nacionais e internacionais e contribuir para a formação e aperfeiçoamento dos profissionais, assim como promover a qualidade da gestão da educação pública municipal e estimular o debate de novas ideias.
Serão realizadas cinco videoconferências, com palestras e debates, nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de setembro. Os convidados nacionais são: Paulo Fochi, coordenador do Observatório da Cultura Infantil (OBECI); Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade do Educador; Fernando Mazzilli Louzada, coordenador do Laboratório de Cronobiologia Humana da UFPR; Márcia Gil, consultora da Fundação Getúlio Vargas e parceira do Movimento pela Base e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal; Rita Coelho, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora; Zilma Moraes, professora associada da Universidade de São Paulo; Emília Cipriano, professora titular da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; e Maria Malta Campos, presidente da diretoria colegiada da ONG - Ação Educativa Currículo.
Os educadores internacionais convidados são Sara Barros Araújo, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e membro da direção do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), em Portugal; e Marcela Pardo, antropóloga da Universidade do Chile que coordena a área de Educação Inicial do Centro de Pesquisa Avançada em Educação.
As videoconferências semanais serão realizadas sempre das 18h30 às 20h30 e os palestrantes irão abordar temas como direitos de aprendizagem e desenvolvimento em situações de crise; qualidade na educação infantil; base curricular e os desafios de sua implementação no contexto de retorno das atividades presenciais; educação infantil e pandemia no contexto internacional; e impactos da interrupção das atividades escolares, do isolamento social e das tecnologias de comunicação e informação. "O modelo e parte da temática do Fórum precisaram ser adaptados para o atual momento que vivemos. O formato virtual possibilitará que um número maior de profissionais da Educação do Alto Tietê seja atendido com palestras e debates que trarão respostas para aspectos que estão muito na pauta dos educadores que atuam com a Educação Infantil. E o principal, é um fórum construído conjuntamente pelos gestores das prefeituras do Alto Tietê em cima de necessidades apontadas por cada município", comenta o coordenador da Câmara Técnica de Educação do Condemat, Leandro Bassini, secretário municipal de Educação de Suzano.
Maiores informações pelo portal www.forumeducacaoaltotiete.com.br e pelo telefone (11) 4652-3413.