A Secretaria Municipal de Meio Ambiente ontem uma reunião técnica com as 12 empresas transportadoras cadastradas junto à Prefeitura de Suzano a fim de prestar orientações sobre o sistema de gerenciamento de resíduos sólidos na cidade. A ação faz parte do programa Caçamba Verde, em andamento desde o ano passado, com o intuito de rastrear o transporte e a destinação final de restos de construção no município.
Na oportunidade, os chamados "caçambeiros" e as empresas de destino final receberam uma explanação sobre o sistema de emissão do Cadastro de Transporte de Resíduos (CTR Eletrônico), que visa acompanhar o processamento de entulho, como tijolos, cimento e concreto, armações de ferro e outros itens.
O secretário de Meio Ambiente, Edson Gianuzzi, pontuou que o objetivo é tornar a cidade mais limpa, sendo que há um ano a pasta se empenha nesta empreitada de monitoramento inteligente dos Resíduos da Construção Civil (RCCs). "Queremos evitar o descarte irregular em terrenos públicos e áreas de preservação ambiental, além de qualificar e padronizar o trabalho das empresas de caçambas de médio e grande porte, bem como de carroceiros independentes que atendem a coleta de pequenas quantidades", disse.
Já a diretora Solange Wuo explicou que o programa caminha para o fim do processo de implantação, sendo que o município já superou as etapas de revisão da legislação ambiental, o período de inscrição das transportadoras e vistoria dos equipamentos usados e o cadastramento das áreas de destinação e visita aos locais, seguindo agora para a disponibilização da ferramenta digital.
O encontro contou com a participação do CEO & Founder da GRX Business Consult, Gustavo Consentino, responsável pelo Sistema GRX Waste Track, que faz parte do programa Caçamba Verde. "Temos muito orgulho em fazer parte deste projeto e ver que a Prefeitura de Suzano está concluindo com êxito todas as etapas. Isso tudo é fundamental para o sucesso da ação a longo prazo", destacou.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) também compareceu à reunião e reforçou a importância da parceria com as transportadoras e áreas de destinação final. "É muito bom estarmos juntos acompanhando de perto todos os processos de implantação. Este é um grande trabalho que nos dará retorno positivo na própria sociedade, em um município melhor e comprometido com a natureza e o bem-estar de todos. Precisamos inovar, com o auxílio da tecnologia, e não podemos nos esquecer do desenvolvimento do meio ambiente. Ninguém faz nada sozinho, por isso agradeço as empresas que atuam no município, com responsabilidade e comprometimento. São verdadeiras parceiras de Suzano", afirmou.
A expectativa é de que, a partir de agora, os transportadores confirmem os dados cadastrais das empresas para o devido acesso à plataforma online, onde será possível operar o CTR Eletrônico. A Secretaria de Meio Ambiente também se comprometeu a promover um novo encontro virtual somente com os responsáveis por áreas de destinação, a fim de sanar dúvidas. A fase posterior será a instituição do módulo de denúncias (Fiscalização Colaborativa), que deve ocorrer concomitantemente à padronização das caçambas nos próximos meses.