As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) Suzano e Mogi das Cruzes continuam sem receber os alunos presencialmente, devido a pandemia do coronavírus, o que gera algumas dificuldades para as entidades, já que, ambas, trabalham sem fins lucrativos e dependem de doações para manter as atividades.
Antes do período de quarentena, imposta pelo governo do Estado, os donativos eram, em grande parte, arrecadados por meio de eventos beneficentes que reuniam aglomerações. Com as novas restrições sanitárias, as comemorações e solenidades tiveram de ser adiadas ou até canceladas.
A Apae de Suzano, na rua Vereador Romeu Graciano, 301, Vila Mazza, presta atendimento para mais de 270 alunos e pacientes, oferecendo serviços por meio de seus 24 funcionários nas áreas de Educação e Saúde. A diretora geral, Claudineia da Silva Machado, contou que a associação tem enfrentado a pandemia com muitas dificuldades, tanto psicológicas quanto financeiras.
"Está sendo muito complicado. A Apae tem um custo mensal e, parte das contas era paga com eventos que realizávamos a cada dois meses. Tudo parou, mas os gastos continuam", desabafou Claudineia. Apesar das dificuldades, a Apae de Suzano não dispensou nenhum funcionário por conta da pandemia.
A diretora também informou que os alunos ficaram confusos com a nova situação. "Eles têm dificuldades para entender o por quê não podem mais frequentar as aulas nesse momento, foi uma mudança muito drástica na rotina deles e, às vezes, precisam de atendimento psicológico", revelou. Claudineia contou, ainda, que os alunos sentem muita falta das festinhas.
Em Suzano, a Apae registrou o falecimento de uma mãe de aluno, decorrente da Covid-19, e de um pai de duas irmãs que são atendidas pela associação. Um ex-aluno com síndrome de Down e problemas respiratórios também faleceu.
A Apae mogiana, localizada à rua Carmem de Moura Santos, 134, Jardim Betania, atende mais de 640 alunos e está funcionando a distância, com aulas e atividades pela internet. A unidade, quando necessário, ainda presta atendimento psicológico presenciais. Com as aulas remotas, uma programação adaptada à nova modalidade de ensino é encaminhada aos alunos e estes respondem e encaminham as atividades com o auxílio dos pais.
O presidente João Anatalino Rodrigues informou que o setor financeiro da associação foi muito afetado neste período. "Não podemos realizar nenhum evento presencial e boa parte dos nossos recursos é obtido com essas festividades e comemorações, como a Festa do Divino", exemplificou.
Ainda segundo Rodrigues, alguns funcionários que trabalhavam por contrato foram dispensados, mas a Apae não teve grandes mudanças no quadro geral de funcionários. O presidente informou também que não houve registros de contaminação por Covid-19 em pais e alunos.
Eventos
Para comemorar o Dia dos Pais, a Apae de Mogi vai promover, no dia 7 de agosto, a Pizza Solidária. Das 18 às 22 horas, as pizzas deverão ser retiradas na sede da instituição. No dia do evento, os pedidos poderão ser feitos pelo telefone 4728-4999.
No dia 31 de julho, a Apae de Suzano também realizará a Pizza Solidária. O pedido deverá ser agendado pelo telefone 4747-1424, das 14 horas às 19h30. Os sabores disponíveis são muçarela, bauru e calabresa, e devem ser retirados na recepção.
*Texto supervisionado pelo editor.