Além do aumento da sensação de proteção, a presença do Polo de Segurança instalado recentemente no município, já diminuiu o tempo de resposta para ocorrências nos dois distritos mais populosos de Mogi das Cruzes: Jundiapeba e Braz Cubas.
A promessa da Prefeitura com a construção do equipamento era justamente a de intensificar e agilizar o atendimento em segurança pública nos distritos. Localizada na avenida Lourenço de Souza Franco, na antiga base da Polícia Rodoviária, a estrutura conta com base da Guarda Municipal, Centro de Formação e Treinamento, inclusive com local para a prática de tiro, e espaço para o canil da Guarda Municipal.
"Aos poucos, a gente já começa a sentir essa redução nos principais índices de criminalidade da região. Esse é um equipamento muito bem pensado por estar no distrito de Jundiapeba e atender Braz Cubas, que também é populoso e demanda a presença da guarda", afirmou a comandante da Guarda Municipal, Thais Nascimento. "Quem ganha são estes distritos que são grandes e têm diversas ocorrências diárias", completou.
Com a construção da Central de Inteligência da Guarda Municipal, na avenida Engenheiro Miguel Gemma, no bairro do Socorro, a cidade será divida em dois polos para atendimento de ocorrências por parte da Guarda Municipal. De um lado do município, o Polo de Segurança, já inaugurado e em funcionamento, para atender demandas dos distritos populosos; do outro lado de Mogi, a Central de Inteligência que, com 31% das obras concluídas e previsão de entrega em dezembro deste ano, receberá a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), Defesa Civil e outras estruturas da Secretaria de Segurança da cidade.
"Estrategicamente estamos bem posicionados. Essa era nossa intenção. Dividir a cidade em dois pontos e prestar atendimento rápido. O tempo de resposta para esta área do município diminuiu consideravelmente e assim também será com a Central de Inteligência", disse Thais.
Polo de Segurança
"Uma nova casa para uma nova guarda". Assim definiu o Polo Municipal de Segurança a comandante Thais, se referindo ao benefício que o equipamento acrescentou aos trabalhos da Guarda Municipal. "Aqui a gente tem mais espaço para trabalhar e nos organizar. Ter diversos serviços no mesmo espaço é fundamental para a efetividade das ações", concluiu.