A Covid-19 tornou atípico todo ano de 2020, independentemente de como a pandemia vai se comportar nos próximos meses. Assim como a rotina do comércio, trabalho, transporte e lazer foram afetadas; com os grandes eventos - nacionais e internacionais - não foi diferente.
Pela primeira vez na história, por exemplo, os Jogos Olímpicos foram adiados e ocorrerão fora do calendário oficial, em 2021. As eleições municipais, realizadas habitualmente em outubro, também foram transferidas para novembro. Em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) condicionou a realização do Réveillon 2020 e do Carnaval do ano que vem à disponibilização da vacina contra o coronavírus.
Tamanho são os reflexos da pandemia, que grandes eventos em Mogi das Cruzes começam a ficar ameaçados, seja por evitar aglomerações, baixa receita do município, ou até mesmo pela falta de motivos para se comemorar em meio a centenas de mortes em decorrência da doença.
Mogi completa, em setembro, 460 anos e, certamente, as festividades seriam marcantes. Entretanto, vivenciando as incertezas relacionadas ao coronavírus, a Prefeitura Municipal já admitiu que seguirá as orientações do Plano São Paulo, que norteia a retomada gradativa da economia.
Além do aniversário que se aproxima, Mogi das Cruzes também costuma disponibilizar uma extensa programação em alusão ao Natal, como a tradicional Cantata e o Encanto de Natal, que teve sua primeira edição em 2019. "Para este ano, a realização de quaisquer eventos presenciais está pendente de definição, pois depende do Plano de São Paulo e também da evolução dos números da pandemia, que vem sendo monitorada diariamente", informou a administração municipal.
Para se ter ideia da importância dos eventos comemorativos do aniversário da cidade, os 160 mil visitantes que passaram pela Expo Mogi 2019 e pelo Desfile Cívico Militar injetaram, pelo menos, R$ 3,5 milhões na economia do município. O montante leva em consideração o que foi consumido por todo o público presente nas barracas beneficentes, na feira de artesanato, vendedores ambulantes instalados legalmente na Avenida Cívica, estabelecimentos comerciais da cidade, como bares, restaurantes, supermercados e postos de combustíveis, transporte, além de prestadores de serviços. Os recursos levantados com a feira de artesanato e a praça de alimentação do evento somaram cerca de R$ 300 mil.
Segundo o próprio prefeito Marcus Melo (PSDB), o aniversário do ano passado foi, de fato, o maior que a cidade já teve, com artistas renomados que atraíram uma multidão de pessoas.