Levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) apontou que os roubos de cargas diminuíram 32% no primeiro semestre deste ano nas cinco cidades mais populosas da região, o G5. Isso porque, a quantidade dos crimes passou de 154, entre janeiro e junho de 2019, para 104 no mesmo período deste ano em Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Poá. Os dados foram liberados na sexta-feira.
A queda mais significativa foi registrada em Suzano, já que os roubos de cargas diminuíram em 52,5%. De janeiro a junho do ano passado, 40 caminhoneiros tiveram suas cargas roubadas no município. No mesmo período deste ano, a quantidade de roubos caiu para 19. Em Itaquaquecetuba, o percentual de queda neste indicador criminal é um pouco menor, 48,1%, passando de 81 para 42 roubos.
Em Poá, a menor cidade do G5, a quantidade de roubos de cargas também obteve declínio, passando de 20 para 15 infrações. Percentualmente, a diferença entre o primeiro semestre de 2019 para o deste ano foi de 25% a menos.
Apesar do declínio, de janeiro a junho do ano anterior, a Pasta estadual registrou dez roubos a cargas em Ferraz e o número aumentou em 90% neste ano, chegando ao total de 19 infrações. Outro acréscimo que, percentualmente, pode assustar, foi registrado em Mogi, a cidade mais populosa do G5 do Alto Tietê. Neste aumento, os roubos de cargas ocorreram três vezes de janeiro a junho de 2019, aumentando para nove no mesmo período deste ano. O acréscimo corresponde a 200%. A Secretaria de Segurança Pública também afirmou que em todo o Estado os roubos de carga passaram de 1.741 para 1.455, uma queda de 16,4%.
Violência Sexual
Os dados divulgados pelo Estado também somaram as ocorrências de estupros nas cidades do G5. Neste ano, uma boa notícia: o número diminuiu em 28% nas cinco cidades. No primeiro semestre de 2019, a quantidade total foi de 225 casos de violência sexual, caindo para 162 no mesmo período deste ano.
Ferraz foi a cidade que apresentou a maior queda, considerando que passou de 21 ocorrências para 12 até junho deste ano. Em seguida está Poá, com a queda de 40%. Sucessivamente estão Mogi, Itaquá e Suzano com menos 27%, 20% e 5% nos registros de estupros.