O governo do Estado ainda não encaminhou os dez respiradores prometidos para esta semana ao Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, no distrito de Jundiapeba.
No início desta semana, a Secretaria de Estado da Saúde informou que os equipamentos seriam encaminhados para a abertura de novos leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de coronavírus (Covid-19).
Ontem, porém, a Pasta estadual informou que o Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti não constava na lista do dia (sexta-feira) para o recebimento do equipamento. "Não há uma data definida para a entrega dos respiradores", informou o governo do Estado.
Como a unidade está sendo considerada uma reserva estratégica para o combate à pandemia, os respiradores não ficarão à disposição para funcionamento neste momento. Em entrevista ao Grupo Mogi News, o coordenador de Regiões de Saúde do governo do Estado, Osmar Mikio Moriwaki, antecipou que a ativação destes futuros leitos ocorrerá apenas com uma taxa superior a 80% dos leitos de UTI destinados ao enfrentamento da pandemia. No início desta semana, a ocupação dos leitos estava em 66%.
A atual ocupação de leitos evidencia que a rede hospitalar do Alto Tietê segue com condições de atender pacientes. Os dez respiradores que serão enviados servem para ativação de leitos de UTI no Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti, com a finalidade de preparar a unidade, caso seja necessário no futuro, o que será mais uma garantia de que, mesmo se o número de internação aumentar, Mogi e região irão comportar a demanda. (F.A.)