"Não tinha nome melhor para ser escolhido. Competência não lhe falta. Conheço ele desde o início de sua passagem na Universidade de Mogi das Cruzes, quando fui seu professor. Vai trazer muitos benefícios para todo o Estado". Esta foi a avaliação do secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, sobre o anúncio do novo secretário de Estado da Saúde, o infectologista Jean Gorinchteyn. "É Mogi no comando, isso é muito bom", completou Naufel, parabenizando seu ex-aluno e colega de profissão.
O novo titular da Pasta estadual participou diretamente do diagnóstico e do tratamento da Covid-19 do prefeito Marcus Melo (PSDB) e de suas esposa e presidente do Fundo Social de Mogi, Karin Melo. Ao lado de Naufel, Gorinchteyn solicitou exames ao casal e passou diversos procedimentos para combater o vírus.
Segundo o prefeito Marcus Melo, o infectologista tem uma "ligação especial com Mogi", por ter se formado na cidade e auxiliado a Prefeitura nas ações iniciais de combate à Covid-19. "Tenho certeza absoluta de que o Estado vai ganhar muito com o novo secretário estadual de Saúde, o Dr. Jean Gorinchteyn. Ele é, além de um médico brilhante, um ser humano especial", opinou.
Melo ainda aponta que a colaboração de Gorinchteyn junto ao Comitê Gestor Municipal da Covid-19 fez com que a situação de Mogi das Cruzes seja "um pouco mais tranquila" em relação à pandemia, com a estabilidade nas taxas de ocupação de leitos.
No mesmo sentido, o secretário Naufel disse que Gorinchteyn conhece a realidade do município. "Ele é bastante cauteloso com tudo isso (em auxiliar diretamente o município). Mas ele conhece nossa região, nossos indicadores, nossa população. Até supermercado ele faz em Mogi", disse Naufel. "Certamente será um fator que vai nos auxiliar". (F.A.)