Assim como Mogi das Cruzes, a vizinha Guararema também corre o risco de ter o principal evento do ano ameaçado pela pandemia do novo coronavírus. O "Guararema Cidade Natal", que atrai cerca de 500 mil turistas no último mês do ano, ainda não foi confirmado para 2020.
A festa que a cidade promove com destaque para a decoração natalina já se tornou tradicional entre os moradores do Alto Tietê e de outros pontos do Estado. Assim, os cofres do município, afetados pela pandemia, poderão ter mais problemas financeiros, já que a programação realizada em dezembro gera renda aos comerciantes e traz uma importante receita.
Para ser ter ideia da importância e relevância do evento ao município e à região, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) teve que autorizar o Consórcio Unileste a realizar uma operação especial da linha 208 Guararema (Terminal Rodoviário de Guararema) - Mogi das Cruzes (Terminal Rodoviário Geraldo Scavone) para atender os visitantes da 10ª edição do Guararema Cidade Natal, no ano passado.
Em tempos de pandemia, a principal recomendação é o distanciamento social, logo, tamanha aglomeração é impensável. Com o lema atual "Visite Guararema, Mas Não Agora", fica claro o intuito de, neste momento manter as pessoas distantes dos limites do município, o que poderá se estender até o final do ano. Até mesmo a curta resposta da Prefeitura mostra, como não deveria deixar de ser, que a principal festa da cidade está ameaçada. "Não temos informações sobre o evento Guararema Cidade Natal, pois estamos todos voltados para o controle da pandemia da Covid-19", informou o prefeito Adriano Leite à reportagem.
Ainda é cedo para entender qual será o impacto do coronavírus na realização de grandes eventos no Alto Tietê nos próximos meses, mas, certamente, as comemorações de serão atípicas. (F.A.)