Reabertos na última segunda-feira em Mogi das Cruzes, o Parque Centenário da Imigração Japonesa, o Parque Leon Feffer e o Parque da Cidade receberam, juntos, mais de 5 mil visitantes até a sexta-feira. A informação foi divulgada pela Prefeitura, que apontou uma média diária de 5.273 pessoas. Os três parques estão autorizados a funcionar somente de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas.
O motivo da retomada parcial das atividades nos parques mogianos é a evolução da cidade no Plano São Paulo, já que alcançou a fase amarela há duas semanas. Uma das permissões desta terceira fase de flexibilização econômica é justamente a reabertura dos parques municipais e estaduais, como também aconteceu na Grande São Paulo.
Somente o Parque Centenário, localizado na avenida Francisco Rodrigues Filho, recebeu nos últimos cinco dias 2.856 visitantes. Foi o que afirmou na sexta-feira o secretário do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima. "No Centenário nós tivemos uma média de 500 visitantes por dia. Como já era previsto, o número aumentou gradativamente dia após dia", explicou.
Isso porque, no primeiro dia de reabertura, na segunda-feira passada, 395 pessoas foram até o local. Na sexta, o número chegou a 714. Ainda de acordo com o secretário do Verde e Meio Ambiente, 417 pessoas passaram pelo Parque Leon Feffer nos cinco últimos dias. A área de lazer está localizada na avenida Valentina Mello Freire Borenstein.
Já a Secretaria Municipal de Esporte Lazer informou que o Parque da Cidade, durante esta semana, apresentou uma característica de utilização rotativa, com uma média de 60 pessoas por hora no local. Sendo assim, como o espaço funciona das 7 às 13 horas, cerca de 400 visitantes passaram por dia no local, totalizando aproximadamente 2 mil pessoas em cinco dias.
Ainda segundo informações do secretário do Verde e Meio Ambiente, estagiários de sua Pasta e do Esporte têm atuado na conscientização dos visitantes todos os dias. "Temos estagiários do Meio Ambiente, Esporte e também voluntários do curso de Biologia da Universidade de Mogi das Cruzes que estão diariamente nos parques levando informação de medidas preventivas às pessoas", acrescentou.
Para finalizar, Teixeira afirmou que a parceria com a UMC, bem como com os demais estagiários, tem sido fundamental neste momento de retomada das áreas verdes.