Os três respiradores prometidos ao Hospital Estadual Luzia de Pinho Melo foram entregues no final da noite da última quinta-feira. Já os três prometidos ao Hospital Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba, foram entregues ontem.
Nesta semana, dez equipamentos do tipo foram destinados ao Hospital Estadual Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, no distrito de Jundiapeba. Apesar do município estar suportando bem os casos de internação, o objetivo é manter uma "reserva estratégica" para que não haja o risco de uma superlotação.
Outras grandes destinações de ventiladores pulmonares já ocorreram na região, com o intuito de fortalecer o sistema público de saúde. Na primeira quinzena deste mês, o governo de São Paulo enviou 18 respiradores para hospitais em Ferraz de Vasconcelos e Arujá. Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba foram outras duas cidades da região a receber os ventiladores pulmonares enviados pelo Estado. Dez equipamentos de Mogi foram instalados no Hospital Municipal, no início de junho, outros dez foram enviados para o Hospital Santa Marcelina, de Itaquá. (F.A.)