A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) avaliou a primeira semana de flexibilização econômica na fase amarela do Plano São Paulo como positiva, e pontuou que os comerciantes e consumidores continuam cautelosos na hora de fazer compras. Isso se deve à instabilidade econômica, já que mesmo com o afrouxamento da quarentena, muitas pessoas tiveram a renda mensal diminuída significativamente.
"Há um processo de readaptação em prática, tanto dos consumidores que estão muito cautelosos, quanto dos lojistas que estão avaliando o comportamento dos clientes para alinhar as compras com seus fornecedores", pontuou a vice-presidente da ACMC, Fádua Sleiman.
Ainda de acordo com a ACMC, o Dia dos Pais, que acontece no segundo domingo de agosto, poderá ser uma boa época para o comércio, pois será a primeira data comemorativa com as lojas abertas. "Apesar das expectativas de movimento para o Dia dos Pais e, logo depois, para o Dia das Crianças, não podemos esquecer que o brasileiro perdeu renda e há muito desemprego", alertou Fadua.
Há uma semana, os lojistas obtiveram a permissão do governo do Estado para ampliar o funcionamento do comércio, de 4 para 6 horas diárias. "Isso tem permitido que, gradativamente, o consumidor volte às compras, o que é muito benéfico a todos", avaliou a ACMC.