Os planos da Secretaria de Transportes de Mogi das Cruzes, que iriam acontecer no segundo semestre deste ano, com o objetivo de proporcionar mais comodidade aos mogianos, ficaram indefinidos por causa da pandemia do coronavírus que está paralisando o país. Entre as ações planejadas pela Pasta estavam a implantação de 480 novos abrigos de ônibus e a instalação de uma Central de Controle, além de outros projetos voltados à mobilidade urbana.
De acordo com a secretaria, o planejamento de ações a serem executadas no segundo semestre depende diretamente da situação das crises sanitária e econômica pelas quais o país passa, com reflexos diretos na arrecadação dos municípios e na capacidade de investimentos, o que traz a necessidade de priorização na utilização de recursos.
As ações do programa Pró-Transporte foram apresentadas no ano passado pelo secretário de Transportes, José Luiz Freire de Almeida. Elas contam com um empréstimo de R$ 13,4 milhões para implantar 480 abrigos de ônibus de última geração, sendo 171 novos equipamentos que serão implantados, 268 abrigos que serão substituídos e mais de 20 novos pontos de ônibus.
Os abrigos foram anunciados como equipamentos de última geração, contendo iluminação por meio de painéis fotovoltaicos, entradas USB para que os usuários façam a recarga de celulares, novos bancos e também mapas das linhas dos ônibus municipais.
Já a Central de Controle vai monitorar, em tempo real, os transportes coletivos, tendo parceria com as câmeras da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) para auxiliar no controle de vagas rotativas ou preferenciais e também na observação da fluidez do trânsito, com ajuste nos semáforos remotamente e também para proporcionar maior comunicação com os agentes nas ruas.
Mas, mesmo com as implantações indefinidas, Almeida ressalta que durante o período de quarentena, a Pasta manteve os trabalhos de manutenção na sinalização de trânsito, acompanhamento do serviço de transporte coletivo, fiscalização e orientação de trânsito com o trabalho dos agentes municipais. "Durante este período de pandemia, a Secretaria de Transportes revitalizou 21,4 mil metros quadrados de sinalização horizontal em ruas e avenidas da cidade. Além disso, mais de mil placas de sinalização foram revitalizadas", enumerou o secretário.
No transporte coletivo, a secretaria acompanha o funcionamento do sistema municipal, com adequações quando necessárias para atendimento à população. Os trabalhos de higienização dos terminais e dos ônibus também foram priorizados.
*Texto supervisionado pelo editor.