A Prefeitura de Suzano vai receber 35 mil testes rápidos para identificação do coronavírus (exame PCR), que serão ofertados à população suzanense durante o período da pandemia. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) durante a visita técnica da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Vereador Marsal Rosa Neto, na Vila Amorim, em frente à Praça da Bíblia.
De acordo com o prefeito, a aquisição dos testes veio de uma parceria entre o Executivo e os deputados federais e estaduais do Partido Liberal, que conseguiram intermediar os envios do Estado e da União para o município. "Nós iremos fazer uma grande testagem, que será uma das maiores da região. Estes 35 mil testes serão mais do que os 10% da população de suzano, tendo um padrão até de outros países", disse.
Os números apresentados pelo prefeito compreendem os envios do governo do Estado e do Ministério da Saúde. O total dos lotes fica em torno de 30 mil testes enviados, já os outros 5 mil serão adquiridos por meio de uma compra feita pelo próprio município.
A realização da testagem ainda será definida pela Secretaria de Saúde. Segundo o secretário Luis Cláudio Rocha Guillaumon, o planejamento da ação começou na semana passada, antes mesmo do recebimento dos testes da União, para acelerar o nível de verificação no município.
"O provável caminho dos testes será para as pessoas que apresentam algum sintoma ou tiveram contato com alguém positivo, realizando a testagem em massa, com vários focos na cidade, incluindo o sistema drive in", apontou Ashiuchi.
Durante a visita, o prefeito confirmou a abertura do Hospital Auxiliar das Clínicas de Suzano, nesta terça-feira, aos pacientes de Covid-19. A unidade terá dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 de enfermaria.
Com a entrega do HC de Suzano, a ideia inicial de transformar a USF da Vila Amorim em mais um ponto auxiliar do tratamento do coronavírus será suspensa. A unidade, que começa a funcionar no dia 8 de julho, teve um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão, sendo R$ 733 mil provenientes de emendas parlamentares.
O local possui 31 salas e vários setores para atender as diversas especialidades de saúde. De acordo com a Prefeitura, o posto tem um público-alvo de 15 mil pessoas da Vila Amorim, Vila Urupês e de outros bairros próximos.
Estiveram presentes no evento o deputado estadual André do Prado (PL), o deputado federal Marcio Alvino (PL) e o presidente da Câmara e pai do ex-vereador homenageado, Joaquim Antonio da Rosa Neto (PL), e toda a sua família.
*Texto supervisionado pelo editor.