As ruas da malha central estão passando pelo processo de desinfecção contra a propagação de coronavírus (Covid-19). O trabalho realizado ao longo da madrugada de ontem pela Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos foi intensificado após o anúncio da flexibilização do funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços que se enquadra na Fase 2 - Laranja do Plano São Paulo. O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) acompanhou de perto o início da ação na Praça João Pessoa.
A desinfecção seguirá pelos próximos dias. De acordo com o secretário Samuel Oliveira, a pulverização também deve ocorrer na madrugada de hoje. "Quando recebemos a informação de que parte do comércio estaria autorizada a reabrir, de forma parcial e consciente, já nos programamos para realizar mais uma vez o trabalho", destacou.
Oliveira lembrou, ainda, que esta é a segunda fase do projeto, que já contemplou todas as regiões do município e que vem fazendo o "repasse" nos bairros. "Quanto aos centros comerciais, já fizemos essa desinfecção em toda a região norte e estamos terminando a área central para seguir em dez dias para o distrito de Palmeiras. Vale frisar que, em paralelo, o trabalho nas ruas dos bairros continua", informou.
O prefeito, que esteve acompanhando o início da operação, lembrou que nesta semana o Exército Brasileiro também realizou a desinfecção das praças João Pessoa, dos Expedicionários e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Além disso, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), as unidades municipais de Saúde e o entorno de hospitais também recebem a limpeza periodicamente.
"Queremos um retorno consciente, gradual e, principalmente, respeitando à vida. Nosso objetivo é proteger o cidadão suzanense e estamos fazendo todo o trabalho para isso.", explicou Ashiuchi.
O chefe do Executivo também destacou seu pedido de aumento da frota, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, à empresa de ônibus e à cooperativa de vans da cidade. "O objetivo é que os passageiros fiquem todos sentados, sem aglomerações. Vamos fiscalizar todas as normas e solicitar adequações", concluiu.